|
Decorreram, em Viseu, acções integradas nas comemorações do ‘Dia Internacional da Pessoa com Deficiência’. Uma desenvolveu-se no Hospital de S. Teotónio. Presentes, entre outras entidades, o governador civil de Viseu, Miguel Ginestal, vereador da Câmara Municipal, António Guilherme, director do Hospital, Alexandre Ribeiro e directores de serviços.
Finda a visita aos diversos núcleos expositivos, o governador civil disse à comunicação social que ‘é necessário promover a igualdade de oportunidades e acessos para todos na sociedade’. ‘Acabar com a ideia dos coitadinhos e lutar pela inclusão e pela igualdade de oportunidades para todos’, foi outra ideia defendida.
Miguel Ginestal fez questão de evidenciar, de acordo com dados do Instituto Nacional de EstatÃstica, que ‘cerca de 14 % das famÃlias portuguesas têm pelo menos um elemento portador de alguma deficiência ou incapacidade’, pelo que, adiantou ‘é importante trabalhar em conjunto e chamar a atenção da opinião pública para este aspecto que faz parte dos direitos humanos. O trabalho que tem estado a ser desenvolvido pelas diversas associações do Distrito foi também realçado pelo governador civil, considerando de importantes as parcerias activas para ‘promover a inclusão’ de ‘todos a tudo’, uma vez que ‘todos são cidadãos de pleno direito’, embora com necessidades especiais.
Sublinhou ainda que as associações envolvidas vivem muito graças ao ‘esforço voluntário dos pais’ e dos parceiros sociais, e, no momento, de um programa especial, no âmbito do QREN, designado por Programa Operacional de Potencial Humano que visa construir novos lares, centros de actividades ocupacionais e serviços de apoio domiciliário destinados exclusivamente aos cidadãos portadores de deficiência, uma ‘área onde o governo está a apostar muito’, concretizou.
 |